Medo, Medinho, Medão

Medo, medinho, medão

Colaboração para o site: www.bebe.com.br da Editora Abril.
http://bebe.abril.com.br/materia/medo-medinho-medao

Angela Senra – Atualizado em 15.12.2011

Como lidar com os medos dos filhos e evitar que eles se transformem em pânico e fobias

Sentir medo é natural e saudável. “Sua função é proteger e dar limite”, explica a psicóloga clínica Elza Tamas, de São Paulo. Mas, quando paralisa e é cultivado, pode levar a fobias e crises de pânico. Na infância, quando o desconhecido mistura-se à fantasia, é muito comum que a criança tenha uma série de medinhos que podem – e devem – ser controlados.

Um dos mais comuns nessa fase da vida, especialmente entre os três e oito anos de idade, é o medo do escuro. “Uma simples sombra pode se transformar em algo assustador, porque, no escuro, a imaginação vai longe”, explica a psicóloga clínica Adriana Takahashi, também da capital paulista.

Para ajudar o pequeno a superar seus temores, os pais podem deixar a luz do corredor ou do banheiro acesa e a porta do quarto entreaberta. Outra solução é instalar pequenas luminárias de tomada, em formatos divertidos de estrelas, flores e animais, com lâmpadas coloridas. Elza sugere brincadeiras no escuro, para desmistificar qualquer receio.Uma dica é acender a luz, de repente, mostrando que vocês podem ser mais rápidos do que o escuro.

“Empregar recursos de desenhos animados também funciona, como simular um ataque ao monstro escondido nas sombras e esmagá-lo. É importante entrar na fantasia da criança, utilizar a mesma linguagem dela”, ensina a psicóloga. Ou seja, se seu filho afirmar que viu algo no escuro, você pode dar corda, perguntar como era, o que fez e questionar: ‘será que está lá ainda, vamos ver?’ “Dessa forma, você mergulha no mundo da imaginação e, depois, ajuda o pequeno a sair. Sem deboche e sem ficar repetindo que é bobagem da cabeça dele”, diz a psicoterapeuta especialista em neurolinguística Amélia Nascimento, de São Paulo.

Injeção sem trauma

Dói, é chato e ninguém gosta, mas, às vezes, é necessário tomar injeção. E criança, geralmente, se apavora ao ver uma seringa, com aquela agulha ameaçadora. Este tipo de medo pode ser decorrente de ameaças do tipo: “Se você não se comportar, vamos ao médico para que ele receite uma injeção”. Ou pode advir da insegurança dos pais, que também tremem nas bases na hora de levar uma picada. “A criança sente a apreensão deles e fica apavorada”, diz Adriana.

A dica para que o pequeno encare a vacina ou a injeção sem grandes traumas, é contar a ele sobre o procedimento no mesmo dia. Nunca converse com antecedência, pois como a criança não tem noção de tempo, ficará ansiosa. Também não é recomendado enganá-la, porque quando pega de surpresa, o escândalo é certo. “Se os pais disserem a verdade– que vai doer um pouco, mas passará logo—o pequeno ficará apreensivo, mas o choro terá duração menor e a situação fluirá de maneira controlada”, diz Adriana.

O bom e velho diálogo

Sentar e conversar é a receita que sempre dá certo, em vários momentos da vida. Quando se trata do medo do seu filho, não é diferente. “O temor pode ser sintoma de uma angústia que a criança não consegue classificar, ou de uma dificuldade que não sabe resolver sozinha. Falar sobre o problema ajuda em sua compreensão e superação”, diz Elza.

Para Adriana, o diálogo é importante também para os pais perceberem o que está acontecendo com a criança e observarem se o medo aumenta ou diminui com o passar do tempo. “O objetivo da conversa é, entre outros, identificar a origem do receio. Não adianta ficar falando que monstros não existem, ou que é tudo imaginação. Para a criança, a situação é real e assustadora.” Isso inclui os sonhos. Se seu filho não quiser dormir, com medo de sonhar ou acordar no meio da noite, apavorado com as imagens do seu inconsciente, Amelia sugere explicar que o sonho só acontece dentro da nossa cabeça, são apenas cenas, como em um filme.

Respeito e compreensão

Nem pense em ridicularizar a criança pelo medo que sente. “Os pais precisam ser compreensivos e devem proporcionar um ambiente acolhedor, para que o filho se sinta seguro e confiante. Só assim ela terá recursos para enfrentar seus medos ou torná-los menos aterrorizantes”, explica Adriana.

Ameaçar o pequeno, dizendo que vai entregá-lo ao guarda ou ao bicho-papão, só traz prejuízos. “São tentativas de manter o controle da criança, com base no medo, e não impõem respeito, como muita gente pensa”, afirma Elza.

Por outro lado, jogar um tomate de um andar alto de um prédio para mostrar, ao pequeno, como ele fica ao cair, é uma maneira de alertá-lo e garantir sua segurança.

As mentiras também merecem destaque nessa discussão. Muitos pais negam a realidade, na tentativa de proteger o filho. “É importante que a criança saiba que existe morte, assalto e pessoas que podem lhe fazer mal. Só assim elas aprendem a se proteger”, explica Amélia. Isso não quer dizer que precisamos contar tudo. Quando ela perguntar se você, ela ou a vovó vão morrer, por exemplo, você pode dizer que sim, mas que vai demorar muuuuito tempo. “E se ela teme um acidente de carro ou de avião, você pode falar que essas tragédias realmente acontecem, mas com poucas pessoas. E que a maioria, como ela, está protegida. Você não mente, nem a deixa insegura”, exemplifica a especialista.

Fobias e pânico

O medo faz parte do desenvolvimento humano e serve como recurso de defesa e proteção. Em uma situação de perigo, nosso instinto de conservação vem à tona e tentamos nos manter longe da ameaça. Mas, em excesso e sem tratamento adequado, o temor pode se tornar patológico, transformando-se em fobias ou transtorno do pânico, distúrbios que impedem a pessoa de viver plenamente seu dia a dia.

Se o medo persistir e se intensificar por muito tempo, pode ser, sim, indício de algo mais sério. Nesse caso, é preciso buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.

Portanto, é preciso muito cuidado ao passar informações para a criança. “Ela se baseia no que vê e vivencia. Conversas, gestos e expressões dos pais servem de modelos. Se a mãe, por exemplo, teme que algo terrível aconteça, a criança percebe sua insegurança e passa a sentir o mesmo medo”, explica Adriana.

Amelia concorda: “Os pais precisam relaxar e evitar transmitir tensão aos filhos. Prestar atenção no tom de voz que usam também é essencial.”

Crescer amedrontado não é bom para nenhuma criança. É fundamental ensiná-la a se proteger dos perigos básicos, como prestar atenção ao atravessar a rua, não ficar perto de janelas em locais altos, manter-se longe do fogo, não aceitar presentes de estranhos, nem se afastar dos pais em lugares públicos. Esses alertas são necessários e não se comparam aos temores que muitos pais incutem na cabeça dos filhos. “Os adultos vivem sob tensão. Se nós nos sentimos impotentes diante dos perigos, imagine a criança. Por isso acho bom evitar televisão. A criança não deve ser exposta a imagens aterrorizantes”, diz Elza.

Os programas de adultos, como novelas, telejornais, reality shows e filmes de terror não devem fazer parte da programação infantil antes dos doze anos. “Até essa idade, a criança percebe tudo que vê como real, não é capaz de entender metáforas nem ironias. Só a partir dali é que começa a desenvolver o pensamento abstrato, que possibilita diferenciar o real do ilusório”, explica Adriana.

61 respostas para “Medo, Medinho, Medão”

  1. You are my inhalation, I own few blogs and infrequently run out from post :). “He who controls the past commands the future. He who commands the future conquers the past.” by George Orwell.

  2. Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  3. fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  4. Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  5. I believe that is one of the most significant information for me. And i am satisfied reading your article. However want to observation on few basic issues, The website taste is wonderful, the articles is actually nice : D. Excellent task, cheers

  6. incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  7. Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  8. I intended to compose you a bit of note in order to give many thanks again considering the beautiful basics you’ve contributed above. It’s extremely generous of people like you in giving easily all a few people could have advertised as an e-book in making some bucks for their own end, certainly considering that you could have done it if you considered necessary. The concepts additionally acted as a easy way to be aware that many people have a similar desire just as mine to figure out a great deal more concerning this condition. Certainly there are a lot more enjoyable instances ahead for folks who check out your blog.

  9. Thank you for each of your hard work on this web page. My aunt really likes going through investigations and it’s really obvious why. Most of us learn all of the lively method you offer practical strategies through this web site and even increase participation from some other people on the issue so our favorite girl is in fact learning a lot of things. Take advantage of the rest of the year. You are always doing a really great job.

  10. Thank you for every one of your hard work on this web page. My daughter really loves making time for investigations and it’s really obvious why. Most people learn all of the lively mode you offer priceless tactics through this web site and even inspire participation from some other people on the matter so our favorite girl is now starting to learn a lot of things. Take advantage of the rest of the year. You are always doing a remarkable job.

  11. fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  12. Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  13. Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  14. fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  15. Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  16. Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  17. Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  18. amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  19. demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  20. fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  21. Pingback: sildenafil otc us
  22. Pingback: cialis otc status
  23. Pingback: sildenafil in usa
  24. It is appropriate time to make some plans for the future and it’s time to be happy.
    I’ve read this post and if I could I want to suggest you some interesting things
    or advice. Maybe you can write next articles referring to this article.
    I want to read even more things about it!

  25. Hey there just wanted to give you a quick heads up. The words
    in your post seem to be running off the screen in Chrome.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but I thought I’d post to let you
    know. The style and design look great though!
    Hope you get the issue resolved soon. Many thanks

  26. Hey would you mind letting me know which hosting company you’re
    using? I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers and I must say
    this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good hosting provider at
    a honest price? Many thanks, I appreciate it!

  27. I merely wanted to thank you one more time for that amazing web page you have developed here. It truly is full of ideas for those who are seriously interested in this kind of subject, especially this very post. Your all so sweet as well as thoughtful of others plus reading the blog posts is a good delight with me. And what a generous present! Dan and I usually have pleasure making use of your ideas in what we should instead do in a month’s time. Our record is a distance long which means that your tips is going to be put to beneficial use.

  28. I’ve been surfing on-line greater than three hours these days, but
    I by no means found any fascinating article like yours.
    It’s lovely value enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made just right content material as you did, the internet will probably be a lot
    more useful than ever before.

  29. Hey there just wanted to give you a quick heads up.
    The text in your article seem to be running off the
    screen in Chrome. I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but I figured I’d post to
    let you know. The design and style look great though!
    Hope you get the issue resolved soon. Kudos

  30. It is perfect time to make a few plans for the long run and
    it is time to be happy. I’ve learn this submit and if I may just I wish to recommend you some interesting things or advice.
    Perhaps you could write next articles regarding
    this article. I wish to read even more things about it!

  31. Hi! I’ve been following your website for a long time now and finally got the courage to
    go ahead and give you a shout out from Austin Tx!

    Just wanted to tell you keep up the great job!

  32. It is perfect time to make a few plans for the longer term and it is
    time to be happy. I have read this put up and if I may just
    I desire to suggest you some interesting things or tips. Perhaps you can write next articles referring to this
    article. I want to learn more issues approximately it!

  33. I have been surfing online greater than three hours these days, yet I
    by no means found any interesting article like yours.
    It’s beautiful price sufficient for me. In my view, if all webmasters and bloggers made just
    right content as you probably did, the net will be much more helpful
    than ever before.

  34. Its like you read my thoughts! You seem to grasp so much approximately this, like you wrote the book in it or something.
    I feel that you simply could do with some p.c.
    to pressure the message home a little bit, however instead of that, that is magnificent blog.
    A fantastic read. I will definitely be back.

  35. It’s perfect time to make some plans for the future and it
    is time to be happy. I have read this post and if I could
    I wish to suggest you some interesting things or suggestions.
    Maybe you could write next articles referring to this article.
    I desire to read more things about it!

  36. Pingback: amoxicillin lyme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *